segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Música e crítica social

No blog Informe e Crítica encontramos uma página intitulada "Música e crítica social", uma parceria de Nildo Viana e Edmilson Marques, unindo crítica radical e música. As letras são bem elaboradas e de grande profundidade e as melodias bem compostas.

Os autores são renomados cientistas sociais, que não só criticam a divisão social do trabalho como efetivamente buscam superá-las e por isso não só escrevem sobre música (de Nildo Viana, se pode ver o artigo "Tropicalismo e política,", parte do seu livro sobre tropicalismo e de Edmilson Marques, um artigo sobre música e cultura do ter, entre outras) como também fazem música.

A música "Marionete consciente" é excelente e mostra uma crítica da divisão social do trabalho e da heterogestão que estamos submetidos, ou alienação. Também não cai no pessimismo e mostra a necessidade de ltuar contra isso.

"O Bom burguÊs" mostra a exploração capitalista e a percepção do burguês sobre isso, de forma bastante irônica. Tem, é claro, a parte que demonstra o desdém do burguês pelo proletário, a exploração, e os mecanismos de reprodução, notícias, arte, intelectuais, e vários outros. O modo de vida fútil e vazio também é apresentado.

"Visita ao museu" mostra uma utopia (concreta, realizável) ao colocar alguém dizendo que foi ao museu e viu nossa sociedade, com suas misérias, só que como coisa do passado e portanto absurda.

"Meu amigo João" é uma crítica dos militantes de partidos que logo se tornam burocratas e conservadores, como pessoas bem intencionadas vão se corrompendo e virando o oposto do que diziam e defendiam.

"Eu sou cult" é uma crítica aos que idolatram o cinema e usam isso como sinal de distinção através do formalismo e tecnicismo.

"Rock sem nota" também é uma crítica ao formalismo e tecnicismo nas músicas, mostrando, tal como no caso anterior, o vínculo dos valores com as preferências e gostos, e que são coisas sociais.

"Solidão" mostra a produção social da solidão; "Ela" mostra a opressão da mulher e seu caráter social.

Para ouvir essas músicas, clique aqui.

Nenhum comentário: