sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Cinema e Sociedade - Sociologia do Cinema

Às vezes ficamos pensando em certas coisas. Por exemplo, a sociologia hoje aborda vários temas, inclusive o cinema, mas qual importância disso? Bom, já algumas coisas que alguns sociólogos escreveram sobre cinema e confesso que não lá muita coisa de sociológico em tais escritos. Da mesma forma, não vi importância nenhuma. Não vi e acho que ninguém veria, pelo menos partindo dos pressupostos que parto, ou seja, da necessidade da sociologia engajada, da transformação social, do pensamento voltado para a ação e transformação, e a ação refletida, pensada.

Mas mudei de idéia. O sociólogo Nildo Viana, o pensador brasileiro que mais gosto e cujas obras mais me inspiram, ao lado de Marx, Korsch, Florestan Fernandes, Carlos Benedito Martins, entre outros, acaba de lançar, como coloquei neste blog, o livro "Como assistir um filme", que ainda não li, mas pela apresentação do mesmo, deu uma pista de como é possível uma verdadeira sociologia do cinema, entendo o filme como "manifestação do social e sobre o social" (http://nildoviana.teoros.net/comoassistirfilme.html) e por isso fiquei curioso e decidi comprar o livro, mas ainda não o fiz. Confesso que, apesar de tudo isso, fiquei desconfiado. Afinal, o título do livro é "como assistir um filme", logo, parece mais receita, embora a receita seja crítica, tal como éstá na referida apresentação.

Porém, a desconfiança cessou ao consultar o blog do ilustre professor da UFG. Dois breves comentários de filmes foram suficientes para entender que somente este sociólogo de mão cheia poderia suprir a lacuna da falta de uma sociologia verdadeiramente sociológica do cinema. Os comentários sobre os filmes As aventuras do Barão de Munchausen e sobre Coraline e o mundo secreto revelam a perspicácia do autor, que vê em um filminho infantil a manifestação do social, de valores e concepções adultocêntricas nele. Depois disso, a leitura de Como assistir um filme se torna obrigatória. Eu estou providenciando a aquisição do meu exemplar... e você?

Nenhum comentário: