sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A Luta de Classes na Tunísia

Um comunicado do Workers Solidarity Movement.





Uma onda massiva de tumultos criados por pessoas comuns contra o governo arrebataram a Tunísia nas últimastrês semanas sob um boicote quase absoluto da mídia ocidental.Observamos o que vêem acontecendo e porque isso está sendo mantidofora das nossas televisões.

No dia 18 de Dezembro,a polícia Tunísiana abordou Mohamed Bouazis, um graduandouniversitário desempregado, e confiscou o carrinho de mão de frutase vegetais que ele estava vendendo para se sustentar e à suafamília. Enfurecido pela injustiça e desesperando de conseguirescapar da destituição e fome prevalecentes na economia empobrecidada Tunísia, cada vez mais assolada pelo aumento dos preços dacomida, o jovem homem se incendiou em protesto na frente daprefeitura de Sidi Bouzid, 200km de distância da capital Tunis. Ojovem morreu logo depois no hospital.

Enraivecidos peloincidente, centenas de jovens locais que sofriam da mesma forma dodesemprego e da repressão pela polícia e pelo Estado do regimeditatorial Tunisiano se juntaram para protestar contra o acontencido.A polícia local respondeu com gás lacrimogênio e violência. Desteentão, tumultos massivos e confrontos violentos com a políciaabalaram o país nas últimas trẽs semanas. Em Kesserine, outracidade do interior, longe da indústrial turística da regiãolitorânea, o número de mortos estimado pelos médicos locais e funcionários de hospital passou de 50 no último fim de semanaapenas.

Mas a selvageria daguerra civil que irrompeu entre o povo da Tunísia, desde a juventudedesempregada, estudantes escolares e universitários, sindicalistas,artistas, intelectuais e mesmo advogados, contra a camarilha corruptaque se reúne em volta do ditador (em tudo, exceto nome), oPresidente Zine El Abidine bem Ali, pode muito bem não estaracontecendo até onde as grades de notícia da RTE, BBC e o resto damídia ocidental se preocupam. Comentadores na Al Jazeera e outrosmeios de comunicação arábes vem apontado amargamente a hipocrisiada mídia ocidental que mostrou a resistência do movimento verdeiraniano à corrupção eleitoral de Ahmedi Nejad nas últimaseleições em todos os jornais noturnos, mas está agora censurando amaior história no mundo Arábe atualmente. Será porque o regime debem Ali é “um amigo do Ocidente”? O muro de silêncio impostopela nossa “corajosamente independente e imparcial” mídia ésignificativo.

Enquanto isso, no mundoArábe, desde o Egito até a Syria, bloggers e observadores comunsestão tomados por entusiasmo pelo que estão chamando da IntifadaTunisiana. A experiência de ser espremido entre regimes corruptos,ditatoriais e repressivos e aumento dos preços da comida é comum àmaioria das pessoas na região. Apesar do governo Tunisiano terfechado jornais da opsição e prendido e torturado jornalistas queousaram cobrir a luta, a cobertura ainda está passando atravez doTwitter (siga #sidibouzid), apesar do Facebook ter se dobrado paraajudar o regime de bem Ali (e seus aliados da CIA) retirando aspáginas de qualquer jornalista ou Tunisiano comum cobrindo ahistória.

A intifada ainda estáacontecendo, e ontem ela alcançou os subúrbios da capital Tunis, etropas foram utilizadas nas ruas pela primeira vez. Bem Aliostensivamente tentou dar sinais de mudança demitindo seu ministrodo interior e prometendo que ele irá começar um programa para criar300.000 empregos nos próximos dois anos. Mas membros de sua famíliaforam vistos fugindo do país.
Vitória e liberdade para os trabalhadoresTunisianos! Abaixo a ditadura de bem Ali!
WorkersSolidarity Movement

in: http://movaut.ning.com/

Nenhum comentário: