segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A GREVE GERAL NO CHILE

A GREVE GERAL NO CHILE

Cláudio Correa

Greve geral na Terra do Fogo, Chile, mostra que o movimento grevista começa a retomar o fôlego a nível mundial (as greves na Europa, outros países da América Latina e algumas que estão se preparando e ocorrendo no Brasil), que ganha maior radicalidade e amplitude em alguns países e regiões, e menos em outras, pode ser entendida como uma tendência geral hoje.



No caso do Chile, a greve geral foi deflagada pela comunidade do sul do Chile, na região da Terra do Fogo, onde turistas brasileiros dizem que o clima é de tensão e medo: "Há muitas crianças e idosos aqui. Tem gente que já está sem remédio, e há dificuldades para comprar comida também. Tudo está fechado na cidade".



Não há previsão para o fim da greve. Os protestos e paralisações começaram dia 12, e tende a aumentar. O motivo da greve e mobilização foi o anúncio do aumento do preço do gás. Após isto, houve bloqueio das estradas que dão acesso ao local e o comércio foi fechado. Isso também provocou a impossibilidade de mais de 300 carros, caminhões e ônibus sairem da região turística. As manifestações também bloqueiam o acesso às balsas que ligam, por via marítima, a região ao restante do continente. Há a possibilidade de desabastecimento na região.

http://movaut.ning.com/profiles/blogs/greve-geral-no-chile?xg_source=activity

Nenhum comentário: